Arte e a esperança



Muitas vezes a vida é de mais. Pesada e cansativa de mais. Ultimamente, parece que para onde eu olho está cercado de sentimentos negativos e cultivar a esperança no cotidiano tem sido um exercício muito intenso por aqui. A gente se pega precisando de um momento de paz no meio do Caos.

Uma das atribuições das artes é justamente o consolo, a esperança e o amparo que algumas vezes precisamos. É ler o nosso livro preferido em um lugar confortável. É escutar nosso cd predileto de olhos fechados deixando nossa mente viajar. É assistir aquela comédia romântica e suspirar pelo par romântico na telinha. Ela cumpre aquele papel de deixar o coração quentinho, nos dizendo que tudo ficará bem. E naquele momento é o que importa.

Não estou defendendo a alienação, muito ao contrário disso. A arte tem diversas facetas e todas são imensamente importantes para a nossa sociedade. São as artes que nos fazem continuar. Que nos ajudam a exercitar nossa empatia. São as artes que nos mostram que existem muitos outros mundos além do que vivemos todos os dias.

A arte é uma das formas de cultivar esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 motivos para ler: Sobre Namoradas e Lobos de Marina Feijóo

9 formas gratuitas de ler

Nossas mães e os ciclos da vida